SPED: qual é a sua importância para a propriedade rural
O Sped tem como objetivos, entre outros: Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Por isso, vale a pena conhecer o que é o SPED e como transmitir as informações de sua propriedade rural sem erros.
Saber como lidar com esse recurso permite otimizar seus processos operacionais e manter as atividades rurais alinhadas às exigências fiscais do Estado. Quer saber mais sobre o SPED? Então siga a leitura e confira nosso post!
Índice de Conteúdo
O que é SPED?
O SPED, ou Sistema Público de Escrituração Digital, é o sistema responsável por receber as informações fiscais e contábeis da sua propriedade rural de forma digital. Além disso, ele permite a integração de informações dos diversos entes públicos (municipais, estaduais e federais) de forma rápida e segura.
Além disso, o sistema é útil para simplificar o cotidiano da sua fazenda, já que traz benefícios como:
- Elimina processos com documentos físicos;
- Simplifica e reduz o número de declarações;
- Padroniza as informações que precisam ser encaminhadas ao Estado;
- Facilita o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis.
Para aproveitar essas vantagens, vale compreender como usar o SPED Contábil e Fiscal em sua propriedade rural. Explicamos mais sobre eles abaixo. Confira, a seguir!
SPED fiscal
O SPED Fiscal é a obrigação relacionada à Escrituração Fiscal Digital (EFD) da fazenda. Nesse sentido, é preciso enviar diversas informações sobre as movimentações que envolvem as notas fiscais de entrada e saída, além de dados relacionados aos impostos devidos aos entes governamentais.
Para organizar essas informações, que devem ser enviadas mensalmente, contar com o suporte da tecnologia pode ser uma ótima saída. Assim, você simplifica a sua vida e tem mais tempo para focar na parte estratégica da sua propriedade rural.
Como produtor rural pode gerar o SPED?
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo que reúne vários dos documentos fiscais e informações que são de interesse da Receita Federal. Desse modo, após reunir todas as informações e documentos ligados às atividades que são desenvolvidas em sua fazenda, você precisa assinar digitalmente e lançar esses dados no ambiente SPED.
Além disso, realizar a juntada de documentos para carregar no sistema pode se tornar uma atividade longa, desgastante e com alta possibilidade de erros. Por isso, a Connectere desenvolveu o sistema +Gestão. Por meio dele, você pode ir lançando as informações de maneira rotineira que o sistema automaticamente inclui os registros no ambiente SPED, sem que seja necessário o carregamento manual desses arquivos.
Desse modo, além de você não precisar buscar todos os registros do último ciclo para incluir no SPED — já que o sistema lança as informações de maneira automatizada — você também evita erros e ganha mais praticidade.
Como transmitir o arquivo do SPED?
Para fazer a transmissão é necessário apenas realizar o download do SPED, do sistema +Gestão e importar no site da Receita Federal.
Ou seja, o sistema gera o arquivo SPED na medida em que é lançado as informações do dia a dia na fazenda, cria o arquivo e o contador consegue enviar o EFD SPED de uma forma simplificada.
Realizar a juntada de documentos para carregar no sistema pode se tornar uma atividade longa, desgastante e com alta possibilidade de erros. Por isso, a Connectere desenvolveu o sistema +Gestão. Por meio dele, você pode ir lançando as informações de maneira rotineira que o sistema automaticamente inclui os registros no ambiente SPED, sem que seja necessário o carregamento manual desses arquivos.
Desse modo, além de você não precisar buscar todos os registros do último ciclo para incluir no SPED — já que o sistema lança as informações de maneira automatizada — você também evita erros e ganha mais praticidade. Esse tipo de melhoria é indispensável para quem deseja ampliar as culturas de sua propriedade rural, além de expandir aquelas que já são cultivadas.
Conheça o +Gestão
Uma das maneiras de simplificar e centralizar a gestão de sua fazenda é por meio de um sistema desenvolvido visando conectar as informações do campo com o escritório. Desse modo, isso permite que sua propriedade rural se torne menos burocrática, mais organizada e eficiente.
Recursos disponíveis
Ao utilizar o software +Gestão, você consegue simplificar vários aspectos da sua fazenda, além de trazer mais segurança para os registros de suas atividades. Os principais recursos disponíveis, são:
- Fazer o planejamento agrícola de forma simplificada;
- Ter mais controle sobre atividades comerciais, financeiras e contábeis;
- Monitorar o manejo de diversas culturas;
- Ampliar o controle de estoques;
- Gerenciar máquinas;
- Emitir notas fiscais com mais facilidade;
- Automatização da transmissão do arquivo SPED; e
- Gerar um Livro Caixa do Produtor Rural que reúne todas as informações importantes da sua propriedade rural.
Ou seja, por meio do +Gestão você consegue melhorar o planejamento fiscal e contábil da sua fazenda e cumprir todas as obrigações relacionadas ao SPED de uma maneira simplificada.
Quer saber quais são as principais funcionalidades do +Gestão? Então peça uma demonstração gratuita e descubra como ele pode simplificar sua rotina!
Sou responsável pelo Marketing na Connectere Agrogestão. Formada em Comunicação Social, background em design e tecnologia. Atuando com comunicação para o agro desde 2017.