4 Minutos de Leitura
Última atualização: 6 janeiro 2022
Índice de conteúdo
Muitos produtores ainda não possuem um departamento financeiro na fazenda, ou mesmo um colaborador dedicado à organização das finanças. Porém, um bom planejamento financeiro é fundamental para manter a saúde do negócio, evitar desperdícios, conquistar melhores resultados e visualizar o futuro da propriedade.
Pensando nisso, preparamos este artigo especial para mostrar como melhorar o planejamento financeiro da fazenda. Continue a leitura e confira!
Como melhorar o planejamento financeiro da fazenda?
Afinal, quando falamos em planejamento financeiro, um fator é fundamental: a organização. Manter os dados, documentos e registros da propriedade em ordem é o primeiro passo para uma gestão focada em resultados. Porém, o administrativo e o operacional da fazenda devem trabalhar em sinergia, compartilhando informações constantemente.
Veja 5 dicas para otimizar o planejamento financeiro da propriedade rural!
1. Faça uma análise do histórico da fazenda
É preciso coletar, organizar e armazenar as informações da fazenda de maneira adequada. A análise dos dados de safras anteriores, por exemplo, permite saber quais áreas ou tipos de culturas são mais rentáveis para a fazenda. Essas informações são muito valiosas na hora de fazer o planejamento financeiro dos próximos períodos.
Analise quais foram os gastos, o lucro e o custo da produção passada. Observe se houve desperdício em algum ponto e liste as melhorias necessárias para que os possíveis erros não se repitam.
2. Analise o Grau de Endividamento da fazenda
O Grau de Endividamento é um importante indicador de saúde financeira da propriedade e deve ser considerado durante o planejamento.
Como o nome diz, esse cálculo mede se a fazenda é muito ou pouco endividada, ou seja, quanto se está usando de recursos de terceiros para a manutenção e funcionamento da fazenda.
O Grau de endividamento é calculado da seguinte maneira:

Sendo que:
- Grau de endividamento de 0% a 30% considerado bom;
- Grau de endividamento de 31 a 60% considerado regular;
- Grau de endividamento de 61 a 100% considerado ruim.
Conhecer seu grau de endividamento é fundamental para a boa gestão da propriedade. Além disso, a partir do resultado, é possível compreender quais ações podem ser tomadas.
Por exemplo, se o grau de endividamento estiver muito alto, o produtor deve negociar prazos para a quitação das dívidas e buscar melhores condições, como juros menores e portabilidade de crédito.
3. Mantenha o fluxo de caixa atualizado
Primeiramente, você saberia dizer, com exatidão, qual é a situação do caixa da fazenda neste exato momento? Se a sua resposta for não, está na hora de dar mais atenção às informações do seu financeiro.
Além disso, o fluxo de caixa é um importante instrumento de gestão que tem o objetivo de registrar toda a movimentação financeira da propriedade em um determinado período de tempo.
Veja o fluxo de caixa abaixo:

Ter essas informações atualizadas em mãos é fundamental para fazer um bom planejamento financeiro.
Tenha controle total das finanças da sua fazenda com nossa planilha de fluxo de caixa gratuita!
4. Organize as contas
Um dos passos fundamentais para melhorar o planejamento financeiro da fazenda é separar a conta pessoal da conta da propriedade. Pode parecer uma dica muito simples, mas muitos produtores rurais ainda cometem esse erro e acabam perdendo o controle dos seus gastos.
Além disso, é fundamental pagar os fornecedores na data certa, evitando juros e multas que podem prejudicar o seu planejamento financeiro. Sempre que possível, programe os pagamentos e crie alertas para que nenhuma conta passe despercebida.
5. Registre as informações do Planejamento Financeiro
Por fim, é preciso documentar as informações do seu planejamento financeiro. Isso porque, posteriormente, você precisará fazer o monitoramento do realizado em comparação ao planejado, para identificar possíveis desvios e nortear as operações. Esse registro pode ser realizado por meio de planilhas ou softwares de gestão rural.
Dica extra: conte com um software de gestão de fazendas
Ao concentrar as informações da fazenda em um software desenvolvido especificamente para a gestão de propriedades rurais, o produtor ganha mais organização e eficiência. Assim, o planejamento financeiro será realizado com base em dados, o que torna esse processo muito mais seguro e assertivo.
Quer saber mais sobre o planejamento financeiro da fazenda? Faça o download gratuito do nosso e-book sobre Gestão das Informações da Fazenda.
Gabriella Pimentel
Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão de Projetos. Interessada em todas as mudanças que a tecnologia pode proporcionar.
E-books da Connectere
E-books da Connectere
Baixe aqui gratuitamente.
Confira nossos outros artigos
Confira nossos outros artigos
Receba as novidades da Connectere
Receba as novidades da Connectere
Garanta as novidades do blog e materiais direto no seu e-mail