No nosso artigo de hoje, vamos comentar alguns destes “motivos”, além de explicar quais são as vantagens de ter um sistema de gestão para a profissionalização das fazendas.
O processo de profissionalização da Gestão de Fazendas é fundamental para organizar as informações e alcançar melhores resultados. Porém, ainda é muito comum ouvir alguns argumentos, que são usados com o objetivo de adiar esse processo.
“Sempre foi feito assim e deu certo”
Frequentemente, é um dos argumentos mais utilizados por gestores mais tradicionais, que já atuam na gestão rural há décadas. Infelizmente, esse tipo de pensamento prejudica a evolução e o crescimento da fazenda no contexto atual.
É claro, que o conhecimento e a experiência do gestor são a grande base da fazenda. Assim como as ações de profissionalização, como a aquisição de um sistema para organizar os dados da fazenda ou a contratação de uma consultoria.
Estes, atuam como um suporte, que aproveitará todo o conhecimento acumulado de décadas e indicará os melhores caminhos para o crescimento.
“Está tudo gravado na minha cabeça”
Quanto mais a fazenda produz e cresce, maior é o volume de informações disponíveis. Além de registrar os dados, os sistemas de gestão são capazes de cruzar informações e apresentá-las em gráficos visuais, que podem ser interpretados com mais facilidade.
“A margem paga qualquer ineficiência”
É outro tipo de pensamento que prejudica o crescimento da fazenda. Quando admitimos a possibilidade de ter qualquer tipo de ineficiência na fazenda, abrimos mão de aumentarmos o lucro.
Em outras palavras, a profissionalização da fazenda reduz o risco de ineficiência e também a otimizar os resultados.

“Somos todos da mesma família, não precisa de transparência dos números”
A organização e transparência da fazenda é fundamental, não apenas para a família e sócios. Sobretudo, também para cumprir todas as obrigações da fazenda junto à Receita Federal.
Contudo, por mais que o negócio seja familiar, a transparência dos números sempre será benéfica, além de evitar discussões desnecessárias entre os familiares.
“Em março entrego as notas para o contador fazer a declaração do ano anterior”
Quando se trata da declaração do Imposto de Renda, deixar tudo para a última hora é uma péssima ideia. Acima de tudo, porque os gestores acabam aumentando as chances de ocorrer erros e irregularidades na documentação, o que pode causar sanções para a fazenda e para os sócios.
Peça uma demonstração do nosso sistema e comece o processo de gestão de propriedades rurais com a Connectere. Solicitar uma demonstração do +Gestão.