5 Minutos de Leitura
Última atualização: 18 outubro 2023
Produzir soja não é uma atividade fácil. Para ter bons resultados é preciso manter cuidados e estratégias que vão além da lavoura em si. Parte desses cuidados estão ligados ao controle e à gestão do custo de produção, que vai desde a compra de sementes até o software que a fazenda usa, por exemplo.
Entender o custo da soja por hectare vai ajudar a planejar melhor a sua produção, aproveitar os recursos disponíveis e até gerar vantagens como o acesso ao crédito rural. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, é melhor continuar a leitura!
Índice de Conteúdo
O que é custo de produção agrícola?
O custo de produção agrícola é uma informação gerencial sobre a fazenda, que determina quanto recurso é preciso para manter o funcionamento de uma produção específica. Esse valor considera os custos apropriados diretamente para a cultura mais os gastos indiretos.
Apesar de parecer um cálculo fácil, a diversidade de categorias em que os gastos podem ser encaixados dificulta um pouco as coisas. Por isso, é melhor ficar de olho nas dicas para entender como calcular o custo de produção agrícola na sua fazenda.
Como calcular o custo de produção da soja?
O passo mais importante para calcular o custo de produção de soja por hectare é identificar, no primeiro momento, os itens mais representativos. Eles geralmente são:
- sementes, fertilizantes, defensivos e corretivos — que pode ser calculado de acordo com o uso por hectare na lavoura multiplicando pelo valor unitário;
- máquinas — que é calculado somando os gastos com combustível, reparos, manutenção de tratores e apropriado para a soja via critério de rateio, considerando que as máquinas são utilizadas para mais de uma cultura;
- mão de obra — que é identificado pelo gasto total com os trabalhadores para que a safra acontecesse e apropriado para a soja via critério de rateio, considerando que os funcionários trabalham para mais de uma cultura
Como os custos são diferentes para cada fazenda podem ainda incluir os valores de arrendamento, juros entre outros.
O valor total dos gastos com a soja, sejam apropriados de forma direta ou indireta (via rateio) devem ser divididos pelo número de hectares da soja para gerar o indicador: R$/ha.
Estratégias para reduzir o custo de produção da soja
Dada a importância de gerenciar os custos de produção da soja, os agricultores adotaram diversas estratégias para otimizar seus resultados econômicos:
1. Uso eficiente de insumos
Utilizar testes de alta qualidade e escolher as variedades adequadas pode melhorar a produtividade. Além disso, o uso preciso de fertilizantes e agroquímicos, com base em análises de solo e monitoramento constante, pode reduzir desperdícios e custos.
2. Investimento em tecnologia
A adoção de tecnologias agrícolas modernas, como GPS para otimização do planejamento e a colheita, sensores para monitorar as condições do solo e da planta e sistemas de supervisão eficientes, pode melhorar a eficiência e reduzir os custos operacionais.
3. Gerenciamento financeiro
Gerenciar os custos de financiamento e buscar taxas de juros interessantes pode ajudar a reduzir os custos financeiros gerais.
4. Armazenamento eficiente
Investir em instalações de armazenamento eficientes e adotar práticas de armazenamento adequadas pode reduzir as perdas pós-colheita e os custos associados.
5. Diversificação de culturas
A distribuição de culturas pode ajudar a melhorar a saúde do solo e reduzir a dependência exclusiva da soja, mitigando riscos de mercado.
Como um software de gestão pode ajudar a calcular o custo de produção da soja?
Como a produção de soja costuma envolver muitos custos, pode ser mesmo difícil na hora de calcular tudo. Por isso, uma boa ideia é contar com o apoio da tecnologia para facilitar. Você até pode optar por registrar todos os gastos em uma planilha, se quiser, mas a solução ideal ainda é recorrer a um software de gestão.
Um software vai reunir todas as informações importantes sobre a sua fazenda, registrando cada compra, utilização dos insumos, além de todas aquelas despesas recorrentes da propriedade, como mão de obra, energia elétrica e assim por diante.
Assim, o sistema dará a você um cálculo automático do custo por hectare, considerando todas as variáveis envolvidas.
Mas não é só isso. Essa também acaba sendo uma excelente ferramenta de controle financeiro e de gestão completa para a fazenda, fornecendo uma visão mais clara sobre todos os dados gerados da sua propriedade.
Conheça o +Gestão
O +Gestão é um software pensado desde o princípio para melhorar a gestão de fazendas agrícolas e pecuárias. Seu principal objetivo é criar uma conexão eficiente entre as informações que vêm do campo com o escritório.
Suas funcionalidades contribuem para que o produtor possa contar com mais facilidade para:
- fazer o planejamento financeiro e agrícola;
- controlar os setores comercial, financeiro e contábil da fazenda;
- monitorar o manejo das culturas;
- controlar os estoques;
- administrar o maquinário;
- gerar o livro caixa do produtor;
- emitir nota fiscal e sped;
- e organizar melhor suas atividades.
A boa notícia é que você pode solicitar uma demonstração gratuita e entender como o sistema funciona na prática. Solicitar demonstração
Então, agora que você já entendeu melhor como calcular o custo de produção de soja por hectare, que tal contar com um material mais aprofundado?
E-book: Formação dos Custos e Despesas da Lavoura
O que você verá nesse material:
- Construindo uma base de dados
- Como obter os custos de uma propriedade rural
- Tudo sobre os Custos e Despesas da Lavoura
Isabelle Duarte
Assistente de Marketing na Connectere Agrogestão. Atuo com Marketing Digital desde 2020 e atualmente sou responsável pela redação de artigos na Connectere.
E-books da Connectere
E-books da Connectere
Baixe aqui gratuitamente.
Confira nossos outros artigos
Confira nossos outros artigos
Receba as novidades da Connectere
Receba as novidades da Connectere
Garanta as novidades do blog e materiais direto no seu e-mail