Como fazer conciliação bancária de forma simples e rápida

Como fazer conciliação bancária de forma simples e rápida

Mesmo a conciliação bancária sendo importante dentro da fazenda, principalmente para os setores contábil e financeiro, muitos produtores ainda não a fazem.

3 Minutos de Leitura

Última atualização: 12 abril 2019

Existe uma forma simples e prática para fazer a conciliação bancária da fazenda e isso de fato tem ajudado produtores rurais que precisam conciliar diversas contas bancárias, e que anteriormente acabavam parando outras atividades ou gastando um tempo precioso neste processo rotineiro.

Resultados positivos e a confiança nas Informações 

O agronegócio tem se modernizado e investido muito em inovação através de maquinários modernos, novos métodos de irrigação, biotecnologia, cultivares resistentes, sensores e softwares. Tudo isso propiciou melhorias na produtividade e consequentemente no faturamento dos negócios.

Essa modernização, levou os negócios rurais familiares a patamares impensáveis há algum tempo de faturamento e geração de emprego. E que exige, cada vez mais do produtor, uma visão e gestão empresarial consolidada. Saindo de simples anotações e entrando na análise fria de toda a estrutura financeira e contábil, apoiado por sistemas modernos de gestão.

No entanto, sempre que se for analisar quaisquer resultados produtivos, operacionais, financeiros e contábeis, deve-se ter primeiramente confiança nas informações. Isto é, confiar que aquele dado está refletindo a realidade do negócio, se não, toda a análise ou planejamento apoiado poderá ser ineficaz.

Conciliação bancária rural

Para evitar surpresas nas finanças, na contabilidade do negócio e manter a saúde financeira da propriedade, uma forma simples e rápida é realizar a conciliação bancária rural.

O processo nada mais é que comparar o extrato de uma conta bancária com as informações do controle financeiro do negócio. A partir desta conferência é possível identificar todas as entradas e saídas das contas vinculadas a fazenda.

A conciliação bancária é uma atividade importante dentro da fazenda, principalmente para os setores contábil e financeiro, mas infelizmente muitos produtores ainda não a fazem.

Principalmente porque sem o apoio de um sistema moderno de gestão, esta tarefa ainda é muito manual, exigindo muito tempo.

Como fazer a conciliação bancária de forma ágil e segura?

Existem algumas formas de fazer a conciliação bancária: tem a forma trabalhosa e uma mais simples e prática.

A forma tradicional, consiste em imprimir os extratos bancários e os resultados financeiros, sejam eles exportados via planilhas excel ou sistemas financeiros. E assim, conferir cada lançamento, um a um, geralmente destacando com caneta destaca texto e/ou lápis.

A partir daí, começa uma maratona em busca do possível erro de lançamento. Certamente uma tarefa que deveria ser simples acaba se tornando algo custoso e isso certamente justifica o porque muitos produtores rurais ainda não fazem este processo.

Conciliação Bancária no sistema da Connectere

  1. Acesse a conta bancária, pesquise o período de interesse e gere um extrato;
  2. Exporte o extrato no formato OFX;
  3. Importe para o sistema;
  4. Todos os lançamentos do sistema que possuem a mesma DATA e VALOR do extrato serão conciliados automaticamente “desaparecendo” da tela;
  5. Aparecerá uma mensagem: “Conciliado com Sucesso”, assim que todos os lançamentos estiverem identificados.

Se você tem interesse em conhecer um pouco sobre o sistema +Gestão ou gostaria de implementar um software de confiança na propriedade rural, clique aqui e peça uma demonstração gratuita.

Ícaro Pedroso

Consultor Comercial na Connectere Agrogestão, Eng Agrônomo, Mestre, Gestão Agrícola.

Compartilhe

E-books da Connectere

E-books da Connectere

Baixe aqui gratuitamente.

Receba as novidades da Connectere

Receba as novidades da Connectere

Garanta as novidades do blog e materiais direto no seu e-mail