2 Minutos de Leitura
Última atualização: 17 fevereiro 2020
Índice de conteúdo
Realizado desde 1920, o Censo Agropecuário do Brasil tem o objetivo de revelar dados importantes sobre a organização e a estrutura do setor agropecuário do País. De acordo com o IBGE, o Censo Agropecuário deveria ser realizado a cada cinco anos, porém, devido aos cortes orçamentários, o estudo tem sido aplicado a cada dez anos, em média, desde 1990.
O último Censo Agropecuário do Brasil foi realizado em 2017, porém, os resultados definitivos só foram divulgados no final de 2019. Acompanhar e conhecer os números do Censo é muito importante para quem atua nessa área, pois nos dá um importante panorama da atual situação do mercado.
Destaques da última edição do Censo Agropecuário
De acordo com o Censo 2017, o Brasil possui 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam mais de 40% da área total do País.
Mais máquinas nos campos
Embora os dados do último Censo sejam bastante positivos, um número importante do campo diminuiu. Entre 2006 e 2017, houve uma queda de 9% no número de trabalhadores rurais no Brasil. Pode até parecer pouco, mas essa porcentagem representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Isso pode ser visto como um reflexo do crescimento de máquinas no campo. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, o número de estabelecimentos agropecuários que possuem tratores aumentou 50% em comparação com o período anterior.
Maior participação de Mulheres no Agronegócio
Outro dado bastante interessante apontado pelo Censo de 2017 é o crescimento do percentual de mulheres no agronegócio. Elas são 19% do total de produtores rurais no Brasil.
Embora o setor ainda seja predominantemente masculino, esse número representa um crescimento significativo, comparado ao último Censo, quando a participação feminina era de apenas 13%.
Vale ressaltar que a Bahia é o estado com o maior número de mulheres à frente de estabelecimentos agropecuários.
Destaque para a Soja
O produtor brasileiro de soja tem muitos motivos para se orgulhar com os números apresentados no último Censo Agropecuário. A produção do grão cresceu 123% entre 2006 e 2017, mesmo com um crescimento de apenas 72% na área da colheita. Ou seja, o Brasil está produzindo mais soja por hectare.
Infográfico Censo Agropecuário

Isso demonstra uma grande evolução e eficiência na produção, que tem ganhado muito com o investimento em tecnologia e pesquisas.
Gostou de conhecer os maiores destaques do Censo Agropecuário de 2017?
Para ver os dados completos, você pode acessar o site do IBGE.
Gabriella Pimentel
Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão de Projetos. Interessada em todas as mudanças que a tecnologia pode proporcionar.
E-books da Connectere
E-books da Connectere
Baixe aqui gratuitamente.
Confira nossos outros artigos
Confira nossos outros artigos
Receba as novidades da Connectere
Receba as novidades da Connectere
Garanta as novidades do blog e materiais direto no seu e-mail