Conheça a diferença entre Lucro e Caixa
Índice de conteúdo
Não é raro ouvir gestores confundirem lucro com o caixa.
Eles se referem com frequência ao dinheiro que sobra na conta bancária como lucro e outros se perguntam onde está o dinheiro que aparece no lucro do Demonstrativo de Resultados.
Isso pode acarretar em um dos erros mais comuns da gestão financeira, pois lucro e caixa são coisas bem diferentes.
Lucro x Caixa
O Lucro nada mais é que o resultado, isto é, uma margem que indica a eficiência econômica da operação, informa rentabilidade.
O Saldo de caixa é referente à liquidez e à disponibilidade financeira, isto é, capacidade de honrar compromissos (contas) no presente.
Regime de Competência
O Regime de Competência leva em consideração o fato gerador (origem da operação), ou seja, quando efetivamente houve o custo/despesa/investimento ou receita.
Na prática serve para mensurar o resultado do negócio, se vale ou não se manter na atividade ou expandir a operação, por exemplo.
Regime de Caixa
Regime de Caixa leva em consideração as entradas e saídas do caixa/banco, está relacionado a parte contábil do negócio.
Como apuramos o lucro?
Devemos contrapor então as receitas faturadas e os gastos (custos e despesas) incorridos no mesmo período de tempo. Para se chegar no saldo de caixa deve-se considerar o saldo inicial, somar com as entradas e deduzir as saídas.
No lucro trabalhamos com duas variáveis (quantidade e unidade monetária) que impactam na sua formação. No saldo de caixa, temos que lidar com três variáveis (quantidade, unidade monetária e prazos) que impactam no seu resultado final.
Isso quer dizer, que as políticas de crédito e recebimento, de liquidação do contas a receber, de investimento de equipamentos/estoques e de períodos de pagamento afetam a formação do saldo de caixa/banco, que também é afetado pelo lucro.
Mas afinal faz alguma diferença saber o lucro e o caixa?
Sim, muita diferença!
Toda a gestão do negócio deve ser orientada em cima do fluxo de caixa, a liquidez do negócio e também em cima da avaliação dos resultados das atividades produtivas.
Dessa forma o produtor consegue entrar em “boas dívidas” e sair de dívidas ruins, saber quando é possível investir e quando é necessário apertar o cinto, pensando no caixa (regime de caixa).
Como a tecnologia pode te auxiliar a mensurar o lucro e o caixa?
No entanto, profissionalizar a gestão de uma propriedade rural, criando rotinas e processos nem sempre é tranquilo, exige tempo e qualificação do ambiente, dessa forma geralmente se faz necessário o produtor buscar apoio profissional, seja do consultor e/ou ferramentas especializadas na automação de processos os quais proporcionam acréscimos no poder decisório dos gestores em um curto espaço de tempo.
O melhor ao produtor, quando possível, é aliar o conhecimento consultivo em processos dentro de fazendas com ferramentas capazes de colocar em prática uma gestão moderna e eficiente!
Consultor Comercial na Connectere Agrogestão, Eng Agrônomo, Mestre, Gestão Agrícola.