Saiba como escolher o melhor software de gestão de fazendas
Índice de conteúdo
A importancia de um software de gestão de fazendas
No setor do agronegócio, o software de gestão de fazendas é excelente para a produção e para a administração de todas as etapas de trabalho da fazenda.
A partir de um controle mais preciso de funções morosas antes realizadas somente pelo homem, é possível que os funcionários destinem esforços para fazer um controle de pragas mais preciso, cuidar melhor do solo, administrando insumos em estoque, realizar as melhores práticas produtivas de acordo com o clima, entre outras ações relevantes.
O fato de eliminar processos manuais, diminuir o tempo de execução das tarefas e evitar o retrabalho agiliza todo o processo de produção que, por sua vez, facilita a tomada de decisão. No final das contas, o resultado mais esperado, que é o aumento da lucratividade da fazenda, é alcançado com plenitude.
Porém, para que todos esses, entre tantos outros benefícios aconteçam, é preciso que esse software de gestão seja simples, de fácil leitura e realmente útil para que a fazenda funcione com mais dinâmica. Por isso, separamos algumas dicas de como escolher certo essa ferramenta tão importante para o produtor. Confira:
1. Elenque suas necessidades
Antes de qualquer coisa, é preciso definir quais são as suas principais demandas em todas as áreas da fazenda. É preciso também definir quais são os objetivos que quer alcançar na gestão de fazenda, seja para controlar melhor as pragas, administrar a distribuição de insumos na plantação, entre tantos outros.
Analise como esses processos são realizados manualmente e como o software realmente pode ajudar nessas tarefas. É importante ressaltar que não adianta de nada querer automatizar todas as etapas de gestão, sem que haja uma necessidade para isso. Por isso, é preciso analisar as demandas principais e no que o software poderia ajudá-las.
2. Analise a qualidade técnica
Após elencar as necessidades que o software poderá melhorar, é preciso escolher softwares com visual agradável, fácil entendimento das funções e fácil acessibilidade. Caso o layout e funções do software sejam confusos, o que poderia ser um adianto para o trabalho da fazenda, pode ser sinônimo de confusão e atraso. Por isso, fuja dos que possuem telas complexas.
3. Analise as funções
É preciso observar se o software tem as funções básicas para a gestão da fazenda, como controle de estoque, registro sanitário, controle produtivo, gestão de insumos, entre outras que fazem parte da rotina agro. Opte por softwares que gerem relatórios gerenciais, estatísticas de produção e resultados, a fim de obter um controle exato de toda a operação. Entretanto, tais relatórios devem ser de fácil entendimento, para a tomada de decisão.
4. Veja as atualizações e o suporte técnico
Um bom software de gestão de fazendas se atualiza conforme as novidades de mercado, implementando novas funcionalidades, um layout mais fácil, entre outras novas facilidades. Em paralelo, analise se a empresa do software oferece uma boa equipe de suporte técnico para qualquer problema que possa vir a acontecer. Isso é de suma importância para que não se quebre o ciclo produtivo por conta de problemas técnicos.
Nós, da Connectere Agrogestão, oferecemos software e gestão de fazenda personalizados para nossos clientes. Acesse nosso site e obtenha uma demonstração do sistema: https://connectere.agr.br/demonstracao-software/.
Sou responsável pelo Marketing na Connectere Agrogestão. Formada em Comunicação Social, background em design e tecnologia. Atuando com comunicação para o agro desde 2017.