3 Minutos de Leitura
Última atualização: 3 fevereiro 2020
Você sabe o que é agricultura 4.0?
Esse termo surgiu há pouco tempo e serve para denominar uma nova era no setor que, cada vez mais, conta com tecnologia e inovações que ajudam a otimizar o manejo da lavoura, ou seja, produzir mais e, principalmente, melhorar os resultados da fazenda.
No nosso artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a agricultura 4.0 e seus benefícios. Confira!
Índice de conteúdo
Mais tecnologia e mais informação
Um dos grandes diferenciais da agricultura 4.0 está ligado à tecnologia da informação, que já existe nas fazendas desde os anos 90, mas está sendo muito mais explorada atualmente.
Hoje em dia, é muito comum ver fazendas de todos os tamanhos usando programas de computador para armazenar informações sobre compras de sementes e defensivos, realizando o manejo do plantio, a colheita, vendas e muito mais. Isso facilita o dia a dia do fazendeiro e possibilita coletar dados e a análise de muitas informações da fazenda.
Mas para que serve tanta informação? Para ajudar a entender como a sua fazenda funciona, criar padrões e projetar como serão os próximos períodos. Tudo isso é muito útil na hora de fazer o planejamento da fazenda e, principalmente, a tomada de decisão, como, por exemplo, quando é a melhor hora para investir mais ou segurar as rédeas nos gastos.
Automação nas Fazendas
Outra palavra que tem recebido bastante destaque na agricultura 4.0 é automação. Por meio da tecnologia e inovação no campo, podemos transformar muitos processos que antes eram demorados e trabalhosos.
Por exemplo, usando o sistema de gestão de fazendas +Gestão, é possível fazer o registro de compras e vendas de forma automatizada, em poucos minutos. Explicamos isso recentemente no nosso canal do youtube.
Veja abaixo:
Ao automatizar tarefas burocráticas como essa, os fazendeiros ganham mais tempo para atuar em outras atividades importantes.
Mas não são apenas os processos administrativos das fazendas que estão mudando com as automações. O futuro da Agricultura terá, cada vez mais, ferramentas para automatizar os processos.
Além disso, já existem projetos e protótipos de veículos autônomos, que terão a capacidade de pulverizar a lavoura sozinhos, orientando-se apenas por câmeras e GPS, sem um operador. Tudo isso pode até parecer ficção científica, mas já está muito perto de acontecer.
Novos equipamentos potencializam a produção
O surgimento de novos equipamentos tecnológicos também está transformando a agricultura que conhecemos. Muitas fazendas, por exemplo, já utilizam drones para ajudar no monitoramento da lavoura.
Muito além de fazer belas imagens, esses equipamentos — que podem fazer sobrevoos de até 60 metros de altura — conseguem chegar onde os olhos humanos não chegam. Todas as imagens coletadas pelos drones podem ajudar a detectar áreas com problemas na plantação ou verificar o comportamento de animais. Equipamentos ainda mais modernos e específicos para lavouras podem fazer a pulverização de grandes áreas.
Sem dúvidas, a agricultura 4.0 ainda passará por muitas mudanças e evoluções. Acompanhar esses avanços é muito importante para não ficar para trás, pois será preciso qualificar cada dia mais a mão de obra da fazenda para aproveitar os benefícios de toda esta tecnologia.
Para saber mais sobre todas as novidades no setor, continue acompanhando o nosso blog.
Gabriella Pimentel
Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão de Projetos. Interessada em todas as mudanças que a tecnologia pode proporcionar.
E-books da Connectere
E-books da Connectere
Baixe aqui gratuitamente.
Confira nossos outros artigos
Confira nossos outros artigos
Receba as novidades da Connectere
Receba as novidades da Connectere
Garanta as novidades do blog e materiais direto no seu e-mail